O QUE É A REDE VAMOS QUE VENIMOS?
A Rede Internacional de Teatro Adolescente Vamos que Venimos surge na Argentina em 2009 sob iniciativa da atriz e arte-educadora Cecília Ruiz e de um grupo de alunos adolescentes. Uma política cultural que, ao longo dos anos, gerou um movimento onde se veem representadas propostas de jovens frente a contextos sociais das mais diversas comunidades. Em 2011 este festival se estendeu para uma versão nacional em seu país de origem. Já em 2013 iniciou sua trajetória internacional com grupos de diversos países da América Latina.
Atualmente a Rede é formada pelas seguintes Sedes: VQV Mundial (Buenos Aires), Córdoba, Jujuy, Chaco - na Argentina, Al Sur - Chile - nas cidades de Temuco, Carahue e Lautaro, Brasil - em Santo André - SP, e Uruguai - em Canelones e Montevideo.
Em constante intercâmbio, decidimos olhar para a pandemia e refletir sobre como a juventude e sua criação artística podem enfrentar tudo isso. Nosso propósito é promover espaços de encontro e expressão para adolescentes. Quando os espaços não podiam ser físicos, utilizamos o que o teatro nos ensinou: adaptação, criatividade e resistência. As ações foram variadas, à distância, por diversos dispositivos, modalidades e plataformas e em agosto de 2020, fomentados pelo crescente uso dos meios digitais, a Rede VQV realizou seu primeiro de produção compartilhada: a Experiência VQV - Encontro Intersedes. Já em agosto de 2021 foi realizado o Seminário para educadores: O teatro adolescente como transformador social, diferentes estéticas e criação.
A Rede VQV segue se reunindo e fortalecendo as ações ocorridas em cada sede para que o Teatro Adolescente ganhe cada vez mais espaços de realização e reflexão.
Foto: Sueli Almeida